Pluralidade Cultural e Orientação Sexual
Pluralidade Cultural
Diz respeito ao conhecimento e à valorização das características éticas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade.
Ao abordar a “Pluralidade Cultural”, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas.
A Pluralidade Cultural pode ser utilizada como ligação para o trabalho interdisciplinar na Educação em vários momentos como por exemplo: na aula de educação física o professor ensina em jogo, poderá trabalha a cultura daquele jogo, onde foi criada, quem pratica o jogo, entre outros.
Além disso a Pluralidade Cultural traz oportunidades pedagógicas muito interessantes, motivadoras, que relacionam não apenas com a escola, mas também com a sociedade. O tema possibilita ampliar questões do cotidiano para o âmbito Mundial e vice-versa.
É necessário que o professor saiba discutir a diversidade cultural a partir das próprias diferenças dos alunos,é um modo de conduzir o tema de forma mais próxima da realidade.
Orientação Sexual
A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas, pois independente da potencialidade reprodutiva, relaciona-se com a busca do prazer, necessidade fundamental dos seres humanos. Neste sentido a sexualidade é entendida como algo inerente, que se manifesta desde o nascimento até a morte, de formas diferentes a cada etapa do desenvolvimento. A partir da conceituação de sexualidade e do reconhecimento de sua importância global, serão apontados as possibilidades e os limites da atuação nesse campo para os educadores. A sexualidade é abordada primeiramente no espaço privado, pelas relações familiares. Assim, de forma explicita ou implícita, são transmitidos os valores que cada família adota como seus e