Platô
São Paulo, Julho de 2012.
Índice
Componentes e tipos de platô 3 Mola Membrana 4
SAC 1 5
SAC 2 6
Anexos 7
Bibliografia 8
Platô de embreagem
(Componentes)
Tampa ou carcaça
Placa de pressão
Mola-membrana
Anel de apoio
Rebite distanciador
Rebite da mola-chapa
Mola-chapa
Observação: Componentes do platô tipo mola-membrana.
Tipos de Platô
Mola-Membrana
SAC1
SAC2
Observação: Sendo o mais utilizado na atualidade o Platô Mola-Membrana.
Mola membrana
Mais conhecido como chapéu-chinês, o platô de embreagem com mola-membrana é o sistema utilizado na atualidade. Isto acontece devido à necessidade de ocupar cada vez menos espaço no compartimento do motor (o platô com mola membrana tem altura muito reduzida, fato muito Importante nos veículos compactos) e possibilita o uso de componentes mecânicos de baixo peso, minimizando a resistência ao giro do motor, proporcionando menos perdas mecânicas e, graças ao sistema de distribuição das forças de acoplamento, permite o uso de forças de acoplamento, maiores, e que são distribuídas de maneira muito mais uniforme pela placa de pressão, sem exigir muito esforço do motorista.
Este sistema de acionamento da placa de pressão do platô exige que, durante a montagem, se tome alguns cuidados importantes para a manutenção da qualidade do reparo e da Peça Original. Em geral, quando não são observados, ocorre o desalinhamento da mola-membrana, resultando em trepidação ou vibração no pedal de embreagem, juntamente com a dificuldade de acionamento do pedal.
Após a instalação do platô no volante e a centralização do disco de embreagem, o cabo de vela pode ser removido facilmente. Esse procedimento, além de manter o alinhamento dos “dedos” da mola-membrana, garante um acionamento de pedal mais leve.
SAC 1
A embreagem SAC com ajuste de desgaste funciona baseada em