Plato e Rodovia
Para calcular o volume, DUAS superfícies têm que ser indicadas. A primeira é a chamada superfície BASE e a segunda é a superfície de COMPARAÇÃO. O volume calculado é sempre o existente entre as duas. O procedimento é o seguinte:
1. Acione o comando Surfaces Utilities Volumes... Aparecerá a seguinte tela:
2. Clique no ícone que cria um novo cálculo de volume, em seguida escolha a superfície base, depois a superfície de comparação. Ao fazer isto, os valores calculados aparecerão nas colunas CUT (corte), FILL (aterro) e NET (diferença entre os volumes de corte e aterro). Na coluna NET GRAPH, aparece um gráfico indicando se houve corte ou aterro.
Cálculo do volume dentro de uma região limitada
Se quiser calcular o volume de parte da superfície, você pode desenhar uma polilinha delimitando a área de interesse em planta e depois utilizar o comando Surfaces
Utilities Bounded Volumes…, que calcula o volume de uma superfície, dentro dos limites de um objeto selecionado, uma poligonal, como, por exemplo, uma polilinha. É importante salientar que o volume é calculado como se a polilinha fosse uma superfície de comparação chapada, de elevação zero, desta forma este comando somente deve ser utilizado em conjunto com uma superfície de volume.
O procedimento para uso deste comando é extremamente simples:
1. Coloque a superfície em planta
2. Desenhe uma polilinha delimitando a área de interesse
3. Acione o comando Surfaces Utilities Bounded Volumes
4. Selecione a polilinha
5. Observe os volumes apresentados no prompt, que mostrarão as respectivas quantidades de corte e aterro.
36
Criação de um platô
Um platô representa uma movimentação de terra feita num terreno, visando planificálo. Desta forma, gerar um platô significa movimentar a terra, preparando-a para uma construção, por exemplo. Para fazer um platô, você precisa ter uma superfície, depois deve proceder da seguinte maneira:
1.