platô tibial
Estudo de caso: Fratura do platô tibial.
Palmas –TO
2013
Estudo de caso: Fratura do platô tibial
Trabalho elaborado e apresentado como requisito parcial para conclusão do estágio realizado no Hospital Geral Público de Palmas (HGPP).
Supervisora: Enfª Daiana de C.P. X. Marconato
Palmas –TO
2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO
A fratura do platô tibial segmento proximal da tíbia é uma lesão complexa que pode envolver os tecidos moles como: Pele, articulação, nervos, vasos sanguíneos e músculos, sendo mais difícil a reabilitação do membro. É ocasionada pela fratura ou ruptura do planalto tibial provocando algia no local, edema e incapacidade em dobrar o joelho.
A partir do diagnóstico clínico das fraturas do planalto tibial nem sempre é óbvio a presença da patologia, sendo comprovado por exames radiográficos. O tratamento cirúrgico variam de acordo com o tipo de fratura pela classificação Schatzker.
1.1 JUSTIFICATIVA
Foi realizado uma seleção, por meio de anamnese, dentre os pacientes entrevistados foiescolhido o paciente com fratura do platô tibial, por seruma fratura complexa e pelo histórico de fatores ocorrido no decorrer da sua vida.
1.2 OBJETIVO
O objetivo do estudo de caso é adquirir conhecimento e cuidados de enfermagem para atuar na área, tendo mais segurança e informação sobre a patologia para prestar assistência ao paciente.
2 ANAMNESE
Paciente D. S. 49 anos, sexo masculino, casado, aposentado, reside em Palmas-TO, no plano diretor norte. Foi admitido no HGPP no dia 15/04/2013 após um acidente automobilístico, ocasionando o rompimento do platô tibial.O paciente apresentava edema, algia em torno do joelho e dificuldade em dobrar.O tratamento indicado foi intervenção cirúrgica marcada para o dia 02/05/2013. Em 07/06/2004 teve um acidente de trabalho fraturando a bacia, passou dois meses de cadeira de rodas e 2 anos de fisioterapia para