Wallon
Tornou-se bem conhecido por seu trabalho científico sobre Psicologia do Desenvolvimento, voltado principalmente à infância.
Entre suas obras estão: A evolução psicológica da criança e Psicologia e educação da infância.
Teoria de Wallon aplicação da psicologia na educação e suas contribuições para a educação:
1. Afetividade: A emoção é orgânica e social. É orgânica porque tem controle sub-cortical e tem repercussões tônicas. A emoção faz parte da vida orgânica e cognitiva. É através dela que o indivíduo se socializa.
2. Motricidade: Entende que a motricidade é a primeira forma de manifestação do ser humano, que suas primeiras manifestações são afetivas.
3. A formação do "eu": A construção do eu depende essencialmente do outro. Seja para ser referência, seja para ser negado. Principalmente a partir do instante em que a criança começa a viver a chamada crise de oposição, em que a negação do outro funciona como uma espécie de instrumento de descoberta de si própria. Isso se dá aos 3 anos de idade, a hora de saber que “eu” sou. “Manipulação (agredir ou se jogar no chão para alcançar o objetivo), sedução (fazer chantagem emocional com pais e professores) e imitação do outro são características comuns nessa fase”, “Até mesmo a dor, o ódio e o sofrimento são elementos estimuladores da construção do eu”.Isso justifica o espírito crítico da teoria walloniana aos modelos convencionais de educação.
Para Wallon, o mérito da Educação é desenvolver o máximo as potencialidades de cada indivíduo. É nesse mesmo indivíduo que devem ser buscadas as possibilidades de superação, compensação e equilíbrio. http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Paul_Hyacinthe_Wallon. Acesso em 21 setembro 2013. http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml. Acesso em 21 setembro 2013.