Conjuração Mineira e Baiana.
2. EM 1777, MORREU D. JOSÉ I E A NOVA RAINHA ERA D. MARIA I QUE DEPOIS SERIA FAMOSA PELA SUA LOUCURA, ELA... DECRETOU A PROIBIÇÃO DO FABRICO DE MANUFATURAS QUE POMBAL HAVIA LIBERADO. DETERMINOU A COBRANÇA RIGOROSA DAS DÍVIDAS AMEAÇANDO COM A DERRAMA . EM REAÇÃO SURGIU O MOVIMENTO DENOMINADO CONJURAÇÃO MINEIRA . OBSERVE NO GRÁFICO, QUE NO REINADO DA D. MARIA I O OURO HAVIA SE ESGOTADO E CAUSAVA TODA ESSA TURBULÊNCIA.
3. OS REBELDES TIVERAM GRANDE INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO . ESSAS IDEIAS CHEGARAM NA COLÔNIA ATRAVÉS DOS FILHOS DA ELITE QUE ESTUDAVAM EM PORTUGAL. ILUMINISTAS NA FRANÇA
4. E TAMBÉM DA INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS QUE HAVIA SE CONCRETIZADO, EM 1783, APÓS O CONFLITO QUE A INGLATERRA FOI DERROTADA. DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS EUA - 1776 OS REBELDES SEGUIAM A LÓGICA QUE ERA POSSÍVEL ENFRENTAR E DERROTAR A METRÓPOLE PORTUGUESA.
5. ELITE MINERADORA ESCRAVOS CAMADA MÉDIA OS CONJURADOS FAZIAM PARTE DA ELITE AMEAÇADA PELA DERRAMA E A COBRANÇA DAS DÍVIDAS. REBELDES DAS MINAS GERAIS ATENÇÃO: A CONJURAÇÃO MINEIRA É CONSIDERADA UMA REVOLTA DAS ELITES, SEM A PARTICIPAÇÃO DO POVO.
6. A INDEPENDÊNCIA E O FIM DA COLONIZAÇÃO. A PROCLAMAÇÃO DO REGIME REPUBLICANO. Os rebeldes queriam: LIBERDADE DE COMÉRCIO. A LIBERDADE DE PRODUZIR MANUFATURAS. O PERDÃO DAS DÍVIDAS COM PORTUGAL. O FIM DA ESCRAVIDÃO . Não queriam: NESSA GRAVURA DO LIVRO, DA COLÔNIA AO IMPÉRIO, DE MIGUEL PAIVA , FICA BEM EVIDENCIADO O CARÁTER ELITISTA DESSA REVOLTA.
7. PRISÃO DOS REBELDES EM MINAS GERAIS. A PRETENSÃO ERA COMEÇAR A REVOLTA NO DIA DA DERRAMA . DE OURO PRETO A REBELIÃO SE PROPAGARIA PELA REGIÃO DAS MINAS GERAIS. O que deu errado? A DENÚNCIA DE SILVÉRIO DOS REIS PROVOCOU A SUSPENSÃO DA DERRAMA E OS REBELDES SE ESCONDERAM. MAS NÃO ADIANTOU, EM POUCOS MESES TODOS FORAM PRESOS. A ULTIMA PRISÃO FOI A DE TIRADENTES. PRISÃO DE TIRADENTES NO RIO DE JANEIRO.
8. HOUVE ENTÃO A DEVASSA , OU SEJA, O JULGAMENTO DOS CONJURADOS. QUASE TODOS SE