platão
Platão pode ser traduzido como “ombros largos” uns acreditam que essa foi a origem do apelido pois ele era um homem de grande porte físico, outros já acreditam que se deve a imensa capacidade que ele tinha de escrever. As duas poderiam estar corretas mas a resposta nunca se confirmará.
Uma guerra se iniciou em Atenas por meados de 431 a.C. quando a cidade de Platéia foi atacada pela cidade de Tebas, aliada de Esparta. Dessa forma a população ateniense, forçada pelo general Péricles, se refugiou dentro dos muros da cidade e do porto Pireu, enquanto atacavam a cidade. Dentro deste tempo infelizmente ocorreu uma epidemia de peste que matou mais de um terço da enorme população, dentre estes também estava Péricles. Foi no meio deste transtorno que em 428 a.C. nasceu Patão, porém a guerra não o limitou ao conhecimento. Ele recebeu uma ótima formação dada pelos jovens aristocratas de Atenas, aprendeu desde música até o domínio da técnica de escrever utilizando o alfabeto, esta que já estava bastante difundida entre as classes média e alta da população. Platão no decorrer de sua formação e na situação de sua família desistiu de ter um papel na política da cidade e começou a se dedicar a arte de falar e de persuadir.
Aos vinte anos conheceu Sócrates, que ensinava não a fazer discursos, mas sim a indagar e questionar as opiniões de seus alunos até eles mesmos chegarem a uma conclusão. Com uma inteligência invejada e vontade de aprender Platão logo se tornou o discípulo predileto de Sócrates. Este acreditava que o pequeno aprendiz