platão
BLOCO 1
Explicações Mítico-religiosas e Explicações Filosóficas
Como dito algumas vezes em sala, a Filosofia pode ser entendida como uma nova postura do Ser Humano diante do mundo, uma nova postura acerca de nossa capacidade de produzir conhecimento sobre a realidade. Dito isso, explique detalhadamente as diferenças e semelhanças entre uma explicação mítico-religiosa e uma explicação filosófica.
R: Mítico religiosa: É que sua forma de explicação é a fé e consciência religiosa.
Explicação Filosófica: É o método científico e a forma de conhecimento desde os tempos antigos, o homem buscou formas de explicar o mundo. Só se trabalham com causas naturais. E a semelhança é que ambos buscam conhecimento.
Surgimento da Filosofia
Que fatores históricos favoreceram ao surgimento da filosofia? Explique detalhadamente o que levou naquela época a sociedade a um simultâneo processo de secularização e relativismo?
R: O fator que favorece o surgimento da filosofia é o avanço da filosofia para a ciência.
Secularização: Admitir o direito de que os outros tenham o seu ponto de vista, sendo fruto da percepção que não havia como verificar quem possuía razão na discordância baseado em evidências que estejam ao alcance de todos e não somente de alguns privilegiados.
Relativismo: É a impossibilidade de definir que explicação representava a verdade dos fatos, aos poucos começa-se a admitir os direitos de que diferentes explicações, mitos religiosos pudessem coexistir.
Ou seja como as pessoas daquela época estavam com dúvidas sobre as verdades, começam a ter o direito de ter outras opiniões/ explicações mítico- religiosas para a sociedade.
BLOCO 2
O problema do “Conhecer”
O problema do conhecimento pode ser definido pela pergunta: “Como conhecemos as coisas de um modo verdadeiro?” Quais os aspectos decisivos desse problema, aquilo que chamávamos de variáveis significativas? Por que é tão importante para os