Platão
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS
CAMPUS DE PINHEIRO/MA
MARA EDITH COSTA COSTA
PLATÃO
PINHEIRO/MA
2013
MARA EDITH COSTA COSTA
PLATÃO
Trabalho apresentado à disciplina Filosofia Ambiental ministrada pelo professor Márcio para obtenção de nota.
PINHEIRO/MA
2013
Platão nasceu e morreu em Atenas e o seu está relacionado ao fato de ter ombros largos. Mesmo tendo como origem uma família rica, no começo não queria vida política mais depois se rendeu na intenção de reformar os homens de governo, só que isso não durou muito e acabou de forma desastrosa: Platão foi vendido como escravo e sua sorte foi ter sido reconhecido por um benfeitor que o reconheceu em um mercado.
Fundou sua escola, “a academia” onde teve muitos discípulos inclusive Aristóteles. Usava em seus diálogos misticismos e mitologia, sendo que o misticismo dele era moderado e por isso era tão influente.
Formulava a teoria dos governantes filósofos que tentou por três vezes sem sucesso que os mesmos utilizassem. Fundou sua primeira academia baseada nas comunidades pitagóricas ensinando filosofia inclusive a mulheres que acabou sendo um avanço para aquela época. Nos diálogos de Platão primeira filosofia de Sócrates dedicados a virtude e a ciência, já a segunda e a terceira apesar de Sócrates ainda está como protagonista se diz que está as própria idéias de Platão.Uma das mais importantes do mesmo, é a teoria política e a teoria das idéias ou das formas. Na política ele defende a pólis ou uma cidade ideal com fraternidade e justiça na qual se pode exercer o trabalhador , o guardião e governante e onde cada um desempenha uma única tarefa na qual é melhor dotado por natureza. Já a teoria das ideias ou formas é representada através de uma alegoria ou mito, como o que mostra a metáfora “o mito da caverna” que é um homem preso a seus medos e suas concepções. Tudo o que existe no