platão e o mundo das idéias
Sócrates conversava muito e escrevia pouco. Sabemos de suas ideias atraves de seu discípulo Platão.
MAS QUEM FOI PLATÃO?
Foi o discípulo mais notável de Sócrates (469-399a.C) é considerado um dos marcos do pensamento ocidental pela profundidade e alcance de sua obra ele. Influenciado por seu mestre fez oposição declarada aos sofistas, escrevendo livros que passaram uma ideia bastante negativa desses sábios. Como Platão teve a suas obras preservadas, chegando aos nossos dias, sua voz foi ouvida. O mesmo não aconteceu com os sofistas cujas materiais não tivemos a oportunidade de ler.
A rica produção de Platão aborda praticamente todos os problemas filosóficos que mais tarde foram debatidos por seus contemporâneos. Após a morte do mestre passa a estudar as teses de Pitágoras de Samos e de Heráclito de Éfeso.
Escreveu sobre Política, a famosa e profunda Teoria das Ideias e acerca da condição humana. Em relação ao homem Platão dizia é um ser dual possuindo corpo e alma. Para ele, a alma se divide em três partes: a racional, localizada na cabeça e guia da alma, a emocional, localizada no peito, conteria as emoções superiores como a honra e o ódio à injustiça, e a terceira, a sensual, alojada no abdômen corresponde aos desejos inferiores, carnais, e, por isso, descontrolada e inquieta.
O MITO DO COCHEIRO - PLATÃO
Platão compara a alma a uma carruagem puxada por dois cavalos, um branco (se irrita fácil) e um negro (tendência a gostar muito das coisas da carne). O corpo humano é a carruagem, e o cocheiro (Razão) conduz através das rédeas (pensamentos) os cavalos (sentimentos). O homem deve através de seus pensamentos conduzir seus sentimentos, pois somente assim ele poderá se guiar no caminho do bem e da verdade.
Por terem naturezas diferentes, os cavalos puxam para lados opostos. Eles simbolizam as características humanas paixões e razão. Os desejos, representados pelo cavalo preto encontram