Platelmintos Parasitas ESQUISTOSSOMOSE
A esquistossomose, também conhecida como bilharzíase ou barriga d’água, é uma doença provocada por platelmintos da classe Trematoda. O responsável pela doença é o Schistossoma mansoni. Este tem a espécie humana como hospedeiro definitivo, e caramujos de água doce do gênero Biomphalaria, como hospedeiros intermediários.
CICLO EVOLUTIVO
O ciclo evolutivo deste parasita passa por duas fases: 1ª) Desenvolvimento da larva após esta penetrar em alguns tipos de moluscos que vivem em lugares úmidos 2ª) Ocorre em seguida ao abandono desses hospedeiros, que, livres podem penetrar no homem através da pele. A penetração ocorre em lugares úmidos.
SINTOMAS
Surgem aproximadamente cinco semanas após o contato com as larvas e são:
- Dor de cabeça
- Diarreia
- Febre
- Cólica
- Tontura
- Sonolência
- Aumento de volume do fígado
- Hemorragia
- Emagrecimento
- Vômito
- Fezes escuras
DIAGNÓSTICO
- Exames de fezes - Biópsia da mucosa do final do intestino
TRATAMENTO
- O tratamento da esquistossomose é feito com antiparasitários (praziquantel ou oxamniquina). Os medicamentos são capazes de matar o parasita dentro de um a dois dias em média.
PREVENÇÃO
- Saneamento básico - Combate aos caramujos - Evitar contato com água contaminada
O que é Esquistossomose?
Sinônimos: bilharzíase, febre de katayama, coceira de nadador
A esquistossomose é uma doença que leva a problemas de saúde crônica. A infecção é adquirida quando as pessoas entram em contato com água doce que está infectada com as formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma. Os vermes adultos microscópicos vivem nas veias de drenagem do trato urinário e dos intestinos. A maioria de seus ovos fica presa nos tecidos e reação do corpo a eles pode causar grandes danos à saúde.Há duas formas principais de esquistossomose - intestinais e urogenitais - causadas por cinco espécies diferentes de Schistosoma.Segundo a Organização Mundial