Yasmin works
Os platelmintos, também chamados de vermes achatados podem ser terrestres, habitando locais úmidos, ou aquáticos, de água doce e também salgada, existindo espécies parasitas causando doenças como a esquistossomose e a teníase. Na região anterior do corpo da planária localizam-se a cabeça e os órgãos dos sentidos: ocelos, estruturas capazes de detectar contrastes entre claro e escuro, mas que não formam imagens; órgãos auriculares, expansões laterais da cabeça capazes de perceber sensações gustatórias e olfatórias, auxiliando o animal na localização do alimento. Os platelmintos possuem também um sistema digestório incompleto. - NEMATELMINTOS
Os nematelmintos são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades. Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano, causando doenças como a ascaridíase e a ancilostomíase. Ao contrário dos platelmintos, os nematelmintos possuem tubo digestório completo, com boca e ânus.
Módulo 18
DOENÇAS CAUSADAS POR VERMES
-ESQUISTOSSOMOSE
A esquistossomose é uma doença causada por um platelminto chamado esquistossomo. No Brasil, esta doença é causada pela espécie Schistosoma mansoni e tem como seu hospedeiro definitivo o homem, necessitando de um hospedeiro intermediário, o caramujo, para completar seu ciclo evolutivo. Na água, os ovos eliminados pelo homem na urina e nas fezes, evoluem para larvas. Estas, por sua vez, se alojam e se desenvolvem nos caramujos, que posteriormente liberam a larva adulta que irá penetrar na pele do homem. Quando no sistema venoso dos seres humanos, os parasitas se desenvolvem até atingirem de 1 a 2 centímetros de comprimento, se reproduzem e eliminam seus ovos. Alguns desses ovos podem alcançar a bexiga e o intestino, sendo eliminados pelas fezes e urina, fechando o ciclo.
-TENÍASE E CISTICERCOSE
A teníase é