Platelmintos
Platelmintos e nemátodos
Nos mares primitivos, há centenas de milhões de anos,surgiram animais que,ao contrario das esponjas e águas-vivas,tinham uma região cefálica e corpo com simetria bilateral.Esses promissores animais bilaterais nasciam de embriões com três folhetos germinativos e diversos grupos de animais devem sua existência atual a esse animais inovadores.Os representantes atuais desses grupos estão muito modificados,no entanto matem algumas características básicas que permitem identificá-los com aqueles animais promissores de milhões de anos atrás.Muitos deles desenvolveram habito parasitários e se especializam no ciclo de vida de seus hospedeiros.
1-Características gerais dos animais triploblásticos
Os mares primitivos eram povoados por muitos cnidários e diversos tipos de esponjas. Acredita-s que, há pouco mais de 670 milhões de anos,tenham surgido animais com uma característica inteiramente nova: os embriões que se desenvolviam formando três camadas de células,em lugar de duas.
Assim, os animais diploblásticos deixaram a única forma de embriões. Os animais cujos embriões tinham u folheto germinativo adicional são os animais triploblásticos.
Outra características nova em relação aos grupos já estudados,como cnidários,é a organização do corpo som simetria bilateral,com uma parte anterior,que define a região cefálica,e outra posterior.
Os animais triploblásticos e diferenciam em dois grandes grupos.Um deles tem desenvolvimento protostomico,ou seja a boca do embrião origina a boca do adulto,e todos os animais do grupo são invertebrados,com sistema nervoso ventral.O outro grupo é o deuterostomico,pois a boca do adulto aparece depois e o sistema nervoso dos adultos é dorsal.
2- platelmintos: características gerais
Um dos grupos mais importantes dos animais triploblásticos tem representantes na fauna atual e constitui o filo Platyhelminthes ,ou filo dos plateumintos.
As formas atuais dos platelmintos são bem diferentes das