platao
O primeiro deles é Platão, acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles. O apelido “Platão”, talvez se devesse aos ombros largos, sendo um dos mais importantes da filosofia ocidental, foi seguidor de Sócrates e posteriormente mestre de Aristóteles. Seu temperamento artístico e dialético fez com que criasse uma Academia que o acompanhou até o final da sua vida.
Logo em seguida vamos apresentar Aristóteles, que foi durante vinte anos discípulo de Platão, mas desenvolveu suas ideias de maneira mais metódica e cientifica. .
Platão nasceu em Atenas por volta de 427/428 a.C., ao contrário de Sócrates, que vinha de uma origem humilde, Platão era integrante de uma família rica, antiga e nobre linhagem. Aos seus vinte anos, Platão travou relação com Sócrates, que era bem mais velho, pelo menos quarenta anos separavam ambos, mas eles puderam desfrutar de oito anos de amizade e de aprendizado em conjunto. Platão teve acesso também, por meio de seu professor, aos ideais Pré-Socráticos.
Com a morte de seu mestre, o filósofo retirou-se com outros socráticos para a casa de Euclides, em Mégara. Quando já contava quarenta anos, Platão viajou para a Magna Grécia com o intuito de conhecer mais de perto comunidades pitagóricas. Durante essa viagem, o rei Dionísio convida Platão para ir à Siracusa na Sicília, onde é responsável de lhe ensinar Filosofia, após desentendimentos Platão é expulso da corte, sendo vendido como escravo.
Novamente em Atenas, fundou a “Academia de Platão”, que foi a primeira instituição grega de nível superior, que em breve se tornou conhecida e frequentada por um grande número de jovens que vinha à procura de uma educação melhor e recebido políticos e filósofos como Aristóteles, Demóstenes, Eudoxo de Cnido e Esquines, entre outros intelectuais consagrados de diversas áreas, que ocorriam a esta instituição para debater suas ideias. Depois de