Plataforma Moodle
O Moodle1 é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre, podendo ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, etc.). Ele foi e continua sendo desenvolvido continuamente por uma comunidade de centenas de programadores em todo o mundo, que também constituem um grupo de suporte aos usuários, acrescentando novas funcionalidades, etc..
O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.
Resumindo: o Moodle é um sistema de gerenciamento de cursos que oferece ao professor ferramentas para que este crie cursos com controle de acesso e variedade de ferramentas. Com o Moodle pode-se compartilhar materiais de estudo, manter discussões ao vivo, aplicar testes e avaliações, pesquisas de opinião, coletar e revisar tarefas e notas.
Sua filosofia está pautada em quatro conceitos:
1. Construtivismo – onde sustenta-se a idéia de que as pessoas adquirem melhor os conhecimentos quando interagem com o seu ambiente.
2. Construcionismo – onde acredita-se que a aprendizagem é mais eficaz quando construimos algo para que outros experimentem.
3. Construcionismo Social – onde extende-se o conceito anterior para grupos de pessoas criando para outras de maneira colaborativa.
4. Ligado e Separado – onde observa-se a motivação das pessoas na discussão de determinado assunto.
Principais Ferramentas
Para a criação da plataforma Moodle são necessárias algumas ferramentas básicas com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais simples e objetivo. Algumas dessas ferramentas serão apresentadas a seguir: