Plataforma moodle
A cada dia aumenta mais e mais a preocupação com o lixo que acumulamos e o destino que damos a todos os resíduos. Esta preocupação aumenta ainda mais quando se trata de um lixo tóxico como é o caso das pilhas e baterias portáteis. Este tipo de lixo é descartado sem mínima preocupação indo muitas vezes para lixões a céu aberto e consequentemente afetando o meio ambiente e o homem. A proposta desse projeto é de conscientiza, a principio, os alunos e seus familiares da importância de se da um destino adequado a esse tipo de lixo. Esperamos que os alunos sejam os nossos principais multiplicadores dessa idéia para que possamos atingi a comunidade em geral.
Publico Alvo:
Professores, alunos e seus familiares, comunidade em geral.
Justificativa:
As pilhas e baterias são compostas por metais maléficos à saúde do ser humano e nocivos ao meio ambiente, como o mercúrio, chumbo, cobre, zinco, Cadmo, manganês, níquel e lítio. Tais metais são classificados como resíduos perigosos, altamente tóxicos e não biodegradáveis.
No Brasil, são mais de um milhão de pilhas e cerca de quatrocentos milhões de baterias de celular produzidas e comercializadas todos os anos. Depois de utilizadas a maiorias é jogadas em lixos comuns e vai para aterros sanitário ou lixões à céus aberto.
A forma como são eliminados e o conseqüente vazamento de seus componentes tóxicos contaminam o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e fauna das regiões circunvizinhas. Através da cadeia alimentar, essas substancia chegam, de forma acumulada ao seres humanos.
Diante dessa realidade e cientes de que no município de castelo não existe um trabalho voltado para ações praticas que possam amenizar este problema é que estamos propondo este projeto que consiste na coleta de pilhas e baterias portáteis.
Esta iniciativa é de suma importância para o município, pois é a parti desse projeto que iniciaremos com nossos alunos a