Plataforma de pesquisas científicas médicas
10 de Maio de 2013
1. MEDLINE:
Contendo mais de 19 milhões de referências a artigos científicos, com maior concentração em jornais de biomedicina, porém também incluindo artigos de outras áreas (enfermagem, veterinária, farmacologia, odontologia, etc.), o Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online - MEDLINE) é a base de dados bibliográficos da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (US National Library of Medicine's - NLM). O MEDLINE é o componente primário do PubMed, parte do banco de dados fornecido pelo Centro Nacional para Informação de Biotecnologia da NLM (NCBI).
A seleção da grande maioria dos jornais é baseada nas recomendações da Literature Selection Technical Review Committee – LSTRC, um comitê do NIH (National Institutes of Health). Outra parte dos artigos vem de publicações baseadas em revisões na NLM com apoio de especialistas ou organizações externas sobre história da medicina, pesquisas de serviços de saúde, AIDS, toxicologia, saúde ambiental, biologia molecular, etc..
A atualização dos títulos do MEDLINE é feita mensalmente, sendo atualizada todos os dias de terça a sábado com novas citações. Conta com artigos publicados desde 1946 e ainda alguns materiais mais antigos. Atualmente, há citações de aproximadamente 5.600 revistas científicas de todo o mundo em 39 línguas (60 línguas em revistas mais antigas). Atualizações são suspensas por várias semanas em novembro e dezembro anualmente, enquanto a NLM faz a transição para o vocabulário MeSH usado para indexar os artigos do próximo ano.
O MEDLINE apresenta também como vantagem o fato de que seus dados estão indexados com palavras-chave específicas – sistema MeSH (Medical Subject Headings). MeSH consiste em conjuntos de termos de nomenclatura (descritores) organizados em uma estrutura hierárquica e/ou alfabética que permite pesquisar em vários níveis de especificidade. Em 2013, há 26.853 descritores