tcc feg em mulheres
Fibro edema gelóide (FEG) é o conceito mais adequado para descrever o quadro de historicamente conhecido como celulite (erroneamente denominado) (GUIRRO & GUIRRO, 2004).
Acomete em até 90% das mulheres pós-puberdade (pós 14 anos de idade)
O que é a celulite?
É uma alteração da pele que ocorre sobre praticamente toda região do corpo sendo a região de membros inferiores, quadril, e abdômen as mais acometidas. A pele fica com aparência de “casca laranja”.
Distúrbios hormonais são os principais causadores do FEG, (estrógeno é o principal envolvido) e é responsável pelo agravamento de tal afecção (GUIRRO & GUIRRO, 2004).
(ROSSI & VERGNANINI, 2000) definem como um distúrbio metabólico localizado no tecido subcutâneo que provoca uma alteração na forma do corpo feminino .
“Apesar do FEG ser confundido ou relacionado com a obesidade, atualmente pode-se afirmar que são processos diferentes, sendo este fato fundamentado por observações clínicas (não é preciso ser obeso para possuir o quadro)” (GUIRRO & GUIRRO, 2004; ROSSI & VERGNANINI, 2000).
Quais fatores influenciam seu aparecimento?
O seu aparecimento é multifatorial, dentre eles estão:
Genética, idade, sexo, desequilíbrio hormonal, estresse, fumo, sedentarismo, desequilíbrios glandulares, alterações metabólicas, maus hábitos alimentares, disfunção hepática, aumento da pressão capilar, dificuldade da reabsorção linfática favorecendo a transudação linfática nos espaços intersticiais. (GUIRRO & GUIRRO, 2004).
Autores citaram ainda fatores hereditários que incluem:
Sexo; raça; biotipo; distribuição da gordura corporal, disposição e sensibilidade de receptores de hormônios nas células afetadas e suscetibilidade para insuficiência circulatória. (Rossi & Vergnanini ,2000)
Para Guirro & Guirro (2004) não dápara falar de uma causa, pois é praticamente impossível isolar cada um desses fatores, que somados, contribuem para o aparecimento do FEG.