Plat O E Aristoteles
Jacqueline Pauletto1
Platão:
Platão, nascido em Atenas, foi um fiel seguidor das ideologias de Sócrates. Na época que propagava suas ideias, era uma época onde um novo mundo surgia. Platão vinha de uma família muito rica, diferente de Sócrates que vinha de uma família bem humilde.
O filósofo Platão dividia suas ideias em dois mundos, o mundo inteligível e o mundo sensível. O conhecimento sensível traz a ideia, que são através das sensações (sentidos) que o ser humano conhece o mundo, criado através das coisas relativas, usando os sentidos podemos adquirir esse tipo de conhecimento. Já no mundo das ideias intelegíveis, essa se da através da inteligência, faculdade superior da alma podemos assim conhecer o mundo.
Conhecimento sensível - através das sensações (visão, audição, olfato, tato e paladar) nós conhecemos o mundo. Logo a partir das sensações proferimos frases que tentam expressar objetivamente aquilo que se sentiu. Conseguimos lidar com o mundo a partir deste tipo de conhecimento, mas ele é limitado por várias razões: como ele pode ser objetivo se cada pessoa tem uma sensação diferente sobre o mesmo objeto? Se confiarmos exclusivamente nas sensações temos que admitir que o Sol gira em torno da Terra. O conhecimento sensível, de acordo com Platão, permite, no máximo, opiniões. Os sofistas eram os mestres na arte de melhorar as opiniões retórica e persuasiva.
Conhecimento inteligível - através da inteligência, faculdade superior da alma, podemos conhecer as coisas do mundo. De acordo com Sócrates, Platão e Aristóteles, este conhecimento (episteme = opinião verdadeira) é a verdade objetiva. Por exemplo, 'a Terra gira em torno do Sol' é uma proposição obtida através de cálculos matemáticos e não através da sensações. Sócrates do livro Críton permanece na prisão porque ele conhece a verdade inteligível: justiça. O conhecimento inteligível se estabelece pelo 'logos', linguagem coerente, pertinente e imanente. Esta