Etica Moral E Vistude Na Vis O De Aristoteles E Plat O

1506 palavras 7 páginas
CENTRO EDUCACIONAL
EDILENE PEREIRA DA SILVA.
N°03, 2º ANO B

SANTO ANDRÉ
2014
Introdução
Este trabalho ira abordar os respectivos assuntos de Aristóteles e Platão suas ideias e falara um pouco de suas histórias, teorias que incluirão para entendermos melhor sobre essas questões, como; ética, moral e virtude na visão desses filósofos tão importantes nos dias de hoje.

A ética platônica e aristotélica
O bem em si frente à ética política
Diante deste bem, a vida do homem não pode ser uma vida fundada no prazer, mas uma existência que se volte para o bem. A ética embora, não tenha surgido de maneira sistemática com Platão, porém é com este apoiado no pensamento socrático que se da inicio as especulações acerca da práxis humana em vista de um fim. A ética, segundo Platão, deve ter por base a idéia da ordem ou da justa proporção que consiste em equilibrar elementos diversos que desemboquem no mesmo fim. Por exemplo, a justa medida entre o prazer e a inteligência, é por meio deste equilíbrio que as ações humanas atingem o bem. O bem na concepção platônica, não são as coisas materiais, mas tudo aquilo que permita o engrandecimento da alma, por isso, ele ensina que o homem deve desprezar os prazeres, as riquezas e as honras em vista da pratica das virtudes.
A pedagogia platônica A filosofia platônica tem por base o antagonismo entre mundo inteligível e mundo sensível. Esta seria uma cópia deturpada daquela que seria o loca do conhecimento autentico, porém, é mediante a mesma que por meio da reminiscência o homem se aproxima da verdade. A ética, enquanto conhecimento não está isento, por isso Platão afirma que a vida ética não é um dom da natureza, embora por ela condicionado, mas fruto de um longo, difícil e por vezes doloroso processo educativo. Por fim, a ética é produto da ação educacional na vida do homem, por meio da academia e da tradição da polis.
Analogia entre a

Relacionados