Aquifero Alter Do Ch O
AQUÍFERO ALTER DO CHÃO
Resumo
Salvador
2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
FACULDADE DE GEOGRAFIA
IVANETE PEIXOTO
AQUÍFERO ALTER DO CHÃO
Resumo
Salvador
2014
AQUÍFERO ALTER DO CHÃO
O Aquífero Alter do Chão futuramente a ser chamado de Aquífero Grande Amazônia é uma reserva de água subterrânea localizada em uma formação geológica sob os Estados do Amazonas, Pará e Amapá.
Cerca de 40% do abastecimento de água de Manaus é originário do aquífero Alter do Chão, como também é o caso de Santarém e de outras cidades situadas sobre a Bacia Sedimentar Amazônica.
Dados iniciais revelam que sua área é de 437,5 mil km² com espessura de 545 metros, entretanto, pesquisadores da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal do Ceará desenvolveram estudos que podem revelar que o aquífero pode ser maior que o calculado inicialmente, passando inclusive a ser maior que o Aquífero Guarani, o aquífero poderia ser suficiente para abastecer em aproximadamente 100 vezes a população mundial.
O aquífero Alter do Chão recebeu esse nome pelo mesmo estar situado nas proximidades da cidade Alter do Chão, uma cidade turística perto de Santarém, no Pará. Dados comprovam que o aquífero Alter do Chão é a maior reserva de água subterrânea do mundo em volume, mesmo não sendo o maior em extensão.
O clima na região é o equatorial úmido e subúmido, controlado pela ação dos ventos alísios e baixas pressões equatoriais e pela ZCIT - Zona de Convergência Intertropical, a média de chuvas é de cerca de 1500 a 2500 milímetros anuais, sendo que a temperatura fica em torno de 30 a 35 graus.
Sua vegetação abrange a densa floresta amazônica, portadora de imensa biodiversidade, a qual permanece em grande parte intocada e não identificada até os nossos dias.
As rochas da região são do tipo sedimentar, predominantemente compostas por argilito e arenito, o que permite uma maior acessibilidade aos poços de água,