Plasma
O plasma é uma coleção de átomos neutros, elétrons livres e cátions. Para formar um plasma é necessário fornecer aos átomos energia suficiente para que eles se dissociem, de modo que, normalmente, é necessária uma alta temperatura para formar e manter um plasma.
Embora um plasma seja um gás ionizado, devido à suas propriedades peculiares ele é considerado um “quarto estado da matéria”; os outros três sendo sólido, líquido e gasoso.
Estima-se que 99 % da matéria existente no Universo esteja no estado de plasma. Curiosamente. Os plasmas são caracterizados essencialmente por duas grandezas físicas: a sua temperatura (medida em Kelvin) e a sua densidade. Há plasmas no Universo abrangendo uma impressionante amplitude de ordens de grandeza, tanto na temperatura como na densidade. As estrelas, incluindo o Sol, são formadas inteiramente de plasmas de altíssima temperatura e densidade. Há diversos exemplos de plasmas que aparecem em nosso dia-a-dia, por exemplo: chamas, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas de xênon, televisão com tela de plasma, raios (descarga atmosférica), cortadores a plasma, higienizadores a plasma, entre outros.
O desenvolvimento tecnológico envolvendo plasmas tem fundamental importância nas indústrias eletrônica, automobilística, aeroespacial, metalúrgica, biomédica, e de tratamento de resíduos e detritos. Alguns resultados obtidos na indústria moderna só foram possíveis graças à utilização de técnicas que utilizam plasmas e que foram desenvolvidas, em sua maior parte, nas últimas décadas. Diversas aplicações de plasma têm se tornado cada vez mais importantes por reduzir, em muitos casos, a produção de resíduos e o consumo de energia em vários processos industriais.