Plasma
Trabalho realizado por:
Pedro Rodrigues Nº10 10 g
Introdução
Este trabalho vai abordar o tema “corte a plasma” com este trabalho pretendo informar-me mais acerca do assunto e tentar transmitir ao professor que compreendi os conceitos necessários deste trabalho, também pretendo informar melhor todos os leitores deste trabalho !
Corte a Plasma
O corte a plasma é um processo de fusão no qual o material metálico a cortar é fundido pelo arco plasma, sendo em seguida soprado da fenda do corte.
Actualmente, usam-se também gases de corte com características oxidantes e plasmas com injecção adicional de água. O arco plasma é gerado numa fonte alimentada por energia eléctrica, com um consumo elevado, pois o material tem que ser fundido numa junta de corte relativamente larga.
Processos de corte a plasma utilizados na prática, com gás:
• Corte a plasma, de argon, hidrogénio
• Corte a plasma de azoto
• Corte a plasma com injecção de água.
Plasma
Sabemos que a matéria pode se apresentar nos estados sólido, líquido e gasoso. Entretanto, há um estado chamado plasma, conhecido também como o quarto estado da matéria.
Para uma visão geral de como se produz o plasma, pode-se tomar como exemplo a água.
Considerando os três estados físicos da matéria, sólido, líquido e gasoso, tem-se o gelo, a água e o vapor. A diferença básica entre esses três estados é o quanto de energia existe em cada um deles. Se adicionarmos energia sob forma de calor ao gelo, ele se transforma em água. E se adicionarmos mais energia a essa água, ela se transformará em vapor, separando-se em dois gases: hidrogênio e oxigênio.
Se continuar a adição de energia ao vapor, algumas de suas propriedades são alteradas, como a temperatura e características elétricas. Esse processo é chamado ionização e quando isso acontece os gases tornam-se plasma.
O plasma é um condutor elétrico, e quanto menor for o local em que ele se encontrar,