Plasma
Formação do Plasma
É necessário que a matéria do estado gasoso seja aquecida a temperaturas elevadíssimas. Essa alta temperatura faz com que moléculas do gás se rompam, formando átomos livres, que, por sua vez perdem e ganham elétrons, gerando íons. Assim, podemos dizer que o plasma é formado por um conjunto quente e denso de átomos livres, elétrons e íons, em sua distribuição quase neutra, que possuem comportamento coletivo. É bem verdade que assim como os gases, o plasma não tem forma e volume definidos, assumindo a forma e o volume do recipiente que o contém.
Plasma exemplos
→ Galáxias e nebulosas que contém gás e poeira cósmica interestelar, em estado eletrificado, ou ionizado;
→ O vento solar ou fluido ionizado, constantemente ejetado pelo sol;
→Plasmas gerados e confinados pelos Cinturões de Radiação de Van Allen, nas imediações do planeta Terra;
→ A ionosfera terrestre, que possibilita as comunicações via rádio;
→ As auroras Austral e Boreal, que são plasmas naturais e ocorrem nas altas latitudes da Terra, resultantes da luminescência visível resultante da excitação de átomos e moléculas da atmosfera, quando bombardeados por partículas carregadas expelidas do Sol e defletidas pelo campo geomagnético;
→ As lâmpadas fluorescentes;
→ As descargas atmosféricas (raios), que não passam de descargas elétricas de alta corrente que ocorrem na atmosfera com uma extensão usual de alguns quilômetros.
→ reatores de fusão nuclear, sendo que o mais conhecido é o Tokamak, de Princeton, Estados Unidos