plantas
Outro ponto fundamental antes de colocar o vaso no escritório é adaptar o tamanho da planta ao espaço disponível. As mesas devem receber espécies pequenas em vasos de até 20 centímetros de altura. “É preciso ficar atento para que a planta não atrapalhe o convívio da equipe e perturbe o colega ao lado”, afirma Gigi Botelho, paisagista. Além disso, quem deseja ter um vasinho por perto deve entender que alguns cuidados precisarão ser tomados. Em geral, será necessário regar, no mínimo, duas vezes por semana. Um truque que ajuda a saber quando colocar mais água é sentir com as mãos a secura da terra.
Algumas espécies são campeãs no quesito resistência mesmo em ambientes pequenos. As alternativas mais indicadas são: pacova, lança-de-São-Jorge, fênix, rafis, pata-de-elefante, dracena e yucca, ardísia, comigo-ninguém-pode e marantas. Para que durem mais tempo, o paisagista Rodolfo Geiser ressalta a importância da adubação. “As plantas resistem mais com o reforço de pulverizações de adubos químicos e a colocação de húmus sobre a terra, em especial após três meses da planta no vaso”, diz.
Limpar as folhas periodicamente é outra tarefa importante para ampliar o tempo de vida das espécies. “Tirar o pó das folhas e limpá-las, no mínimo a cada 15 dias, com álcool ou vinagre, ajuda a combater fungos e bactérias”, afirma Christiane Roncato, paisagista. Caso a planta apresente sinais debilidade após passar 10 dias ou mais com pouca ou nenhuma incidência de luz