plantas
2-FOLHETOS EMBRIONÁRIOS:
3-CELOMA: São acelomados, isto é, destituídos de cavidade geral do corpo, com o mesoderma preenchendo totalmente o espaço entre o ectoderma e a endoderme.
4-MODO DE VIDA: Livre (planaria) ou Endoparasitos (Tênias ou Taenias, Fasciola hepática e Shistosoma mansoni). No caso da Classe Tubellaria (que abriga as planárias e policládios) elas são todas de vida livre (marinhas ou de água doce). Já na Classe Trematoda (que abriga o Schistosoma) e Cestoda (que abriga as Tênias) são parasitárias
5-TUBO DIGESTIVO (NUTRIÇÃO): se alimentam dos nutrientes encontrados no intestinos de outros animais.
6-REVESTIMENTO E PROTEÇÃO
7-SISTEMA CIRCULATÓRIO: Também não possuem sistema circulatório. Os alimentos são distribuídos pelo corpo através das ramificações do sistema digestivo.
8-SISTEMA EXCRETOR: A excreção é realizada através das células-flama (protonefrídios), que realizam a excreção para a superfície do corpo. Os platelmintos secretam amônia.
9-SISTEMA RESPIRATÓRIO: Não possuem sistema respiratório. Nos platelmintos de vida livre as trocas são feitas por difusão. Já nos parasitas ela é feita de forma anaeróbica, ou seja, não utiliza oxigênio.
10-SISTEMA NERVOSO: Possuem sistema nervoso central formado por um anel. Possuem filetes nervosos que percorrem o corpo todo através de ramificações.
11- SISTEMA REPRODUTOR: A reprodução varia de acordo com a espécie. Muitos platelmintos são hermafroditas. Alguns se reproduzem por partenogênese (desenvolvimento do embrião sem fecundação, de forma assexuada). As planárias podem se reproduzir por fissão (ruptura de um pedaço do corpo gerando outro) ou, até mesmo, de forma sexuada.
12-CLASSIFICAÇÃO:
• Classe Cestoda - endoparasitas, geralmente com hospedeiros intermediários.
•Classe Trematoda - parasitas, a maioria dos