Banco de dados
Remuneração é a retribuição de um trabalho feito, seja ele bem, produto ou serviço. Para se construir um plano de remuneração é preciso alguns critérios como: Equilíbrio interno e externo em relação a empresa, uma remuneração fixa ou variável, desempenho ou tempo de serviço, entre outros.
Atualmente, os principais sistemas de remuneração e incentivos que estão sendo adotados pelas organizações no Brasil e no mundo são os sistemas salariais, por mês, hora, dia, etc, podendo ser fixo ou variável. A administração de salários tem o objetivo de promover a motivação e comprometimento do pessoal assim como aumentar a produtividade, controlar os custos e proporcionar um tratamento justo aos funcionários.
INCENTIVOS
Incentivos são elementos ligados aos "desejos" de alguém, cuja possibilidade de alcançá-los se potencializa na medida em que realiza algo que lhe foi solicitado. Dentro das organizações a recompensa é um dos elementos fundamentais para o incentivo e a motivação dos colaboradores. Uma empresa que utiliza tal estratégia percebe um compromisso por parte de seus talentos, que passam a dar importância a um instinto de competitividade presente na cultura da empresa.
Um exemplo de incentivo são as recompensas. Elas podem ser relacionadas com objetivos, desempenho e resultados departamentais, e vinculadas com o tempo. As punições, que são regras definidas para punir ações que estejam em desacordo com as normas da organização, visam orientar o comportamento e evitar o desvio do cumprimento de certas normas.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
A recompensa é um dos elementos fundamentais para o incentivo e a motivação dos colaboradores, porem existem vantagens e desvantagem em todo esse processo. A tabela abaixo mostra algumas das vantagens e desvantagens de salários, incentivos e benefícios.
SALARIOS
INCENTIVOS
BENEFICIOS
SALARIO+
INCENTIVO+
BENEFICIO
VANTAGENS
Facilita o equilíbrio interno e externo da empresa. Afeta diretamente os custos