Plantas Transgenicas
Introdução
Desde o inicio da agricultura, ou seja, desde que os seres humanos abandonaram a vida nômade e resolveram viver em aldeias e cidades, os objetivos dos agricultores são:
• Aumentar a produtividade:
– Resistência a doenças e pragas, à encharcamentos e à seca;
– Maior resposta ou independência a fertilizantes;
– Tolerância a condições ambientais hostis, como solos ácidos e/ou salgados etc.
• Aumentar o valor de culturas de interesse socioeconômico:
– Maior conteúdo de óleo e valor nutritivo;
– Maior facilidade de colheita e armazenagem;
– Independência da produção de produtos químicos.
Até poucos anos atrás, a única maneira de alcançar estes objetivos era através dos métodos naturais ou clássicos.
A planta sofre cruzamento com uma planta da mesma espécie, que tenha uma ou mais características de interesse e desta nova geração selecionam-se as plantas com as características de interesse. A seguir, essa planta é cruzada novamente com as espécies iniciais até obter uma geração de plantas com todas as características desejadas. Neste caso, ocorre a troca tanto dos genes de interesse quanto dos genes que não são. Genética mendeliana. 1865 Gregor Mendel - Características hereditárias.
Nos últimos anos, descobertas científicas que ocorreram principalmente nas áreas de biologia celular e molecular, combinadas com avanços nas áreas de química e microeletrônica produziram novas tecnologias. A expressão engenharia genética surgiu em 1973 quando moléculas DNA de diferentes espécies foram recombinadas in vitro. Basicamente, trata-se do uso de dois grupos de enzimas: as de restrição (do tipo II) que são capazes de reconhecer uma pequena seqüência de pares de bases e então cortar o DNA neste sítio de reconhecimento ou de corte e as ligases, que são enzimas capazes de ligar dois fragmentos de DNA. O primeiro plasmídeo in vitro foi construído a partir do corte de DNA com enzimas de restrição e a cola de fragmentos específicos com as