MOTIVACIONAL
Muitos líderes não conseguem entender porque seus departamentos ou empresas são difíceis de serem controlados, não entendem porque existe indisciplina, que parece ser um problema cultural sério em que o único caminho que enxergam é demitir todos e montar uma nova equipe.
Pode até ser que a solução seja a troca completa de uma equipe, mas, não precisa ser assim. Em meus quase 30 anos de experiência com o desenvolvimento de software, em que tenho tido contato com centenas de empresários dos mais diversos segmentos , pude perceber algo que sempre me deixou muito intrigado, ou seja, empresas muito organizadas, limpas, estruturadas e com foco, sendo administradas por líderes absolutamente diferentes uns dos outros. . Vale dizer, eu não conseguia encontrar um tipo de líder que pudesse considerar paradigma a ser seguido integralmente . Isso me deixava certo de haver algum elemento que eu não conhecia e que poderia estar influindo diretamente no ambiente de trabalho, destarte favorecendo expressivamente a empresa e a carreira das pessoas.
Recentemente comecei a prestar atenção na Alterdata - empresa que fundei e hoje possui 1.000 funcionários - bem como nas empresas de clientes mais próximos nas quais, em alguns departamentos, a disciplina é bem administrada e os objetivos são mais seriamente atingidos; onde as coisas se realizam com mais regularidade; onde o ambiente é mais limpo, harmônico, cooperativo e disciplinado. Tentei associar isso ao comportamento do líder. Consequentemente, passei a buscar literatura a respeito. Esta me fez compreender que quanto mais o líder é tolerante com a indisciplina, tanto mais a indisciplina acontece; quanto mais se permite a sujeira, mais sujeira surge; quanto mais se aceita funcionários apáticos, mais os indiferentes aparecem - e tudo por uma questão de psicologia social.
Às vezes, equipes compostas por profissionais de alto nível não têm um desempenho bom. Isso, por