evoluçao
UBIRAJARA MANDELA AQUINO REIS DA SILVA
RA: 11110614
DISSERTAÇÃO SOBRE A DIVERSIDADE DOS SERES VIVOS
PROF. DR. WALDIR MANTOVANI
SANTO ANDRÉ
2014
ORIGEM DA VIDA
Evolução
Embora utilizada para definir progresso, a palavra evolução em biologia consiste no processo pelo qual organismos modernos se desenvolveram a partir de antigos ancestrais, ou seja, evolução é a descendência, com modificações, de diferentes linhagens a partir de ancestrais comuns.
A Teoria da Evolução é um conjunto de afirmações a respeito dos processos da evolução tidos como causadores da história dos eventos evolutivos. A evolução ocorre como consequência de vários processos fundamentais sendo eles aleatórios ou não aleatórios.
Os Processos da Evolução
Os principais mecanismos da evolução são: mutação, migração (fluxo gênico), deriva genética e seleção natural.
Mutação
É definida como um evento que dá origem a alterações qualitativas ou quantitativas no material genético.
Migração
São eventos que colaboram com a variabilidade gênica, visto que a entrada de um indivíduo em um grupo populacional possibilita a introdução de novos genes e, consequentemente, características diferenciadas das existentes.
Deriva Genética
Este é um processo aleatório, que desempenha seu papel sobre as populações, levando à modificação alélica da mesma e a predominância de determinadas características na população. Embora este seja um mecanismo de evolução, não produz adaptação.
Seleção Natural O processo de seleção natural originário das teses evolutivas de Charles Darwin é adotado pelos cientistas como a teoria mais viável na justificação da capacidade que determinados seres vivos possuem de sobreviverem ao longo do tempo, em detrimento de outros, e da sua aptidão para se converterem em múltiplas variedades de espécies. Todo este mecanismo está comprovado por meio de evidências fósseis.
Resumindo a teoria de