Plantas medicinais e Fitoterapia
Caruaru, 2014 SUMÁRIO:
1 PLANTAS MEDICINAIS: 3
1.1 Histórias das plantas medicinais: 3
1.2 Plantas medicinais no Brasil: 3
1.3 Uso das plantas medicinais: 4
1.4 Exemplos de algumas plantas medicinais e suas funções: 4
2 FITOTERAPIA: 5
2.1 O que é fitoterapia? 5
2.2 A história: 5
2.3 Princípio ativo: 5
3 NONI: 6
3.1 Características: 6
3.2 Os benefícios: 7
3.3 Sugestões de consumo: 8
1 PLANTAS MEDICINAIS:
As plantas medicinais foram identificadas e usadas ao longo da história da humanidade, pois têm a capacidade de sintetizar uma grande variedade de compostos químicos que são utilizados para desempenhar funções biológicas importantes.
1.1 Histórias das plantas medicinais: Desde os primórdios, o homem já utilizava ervas para fins alimentares e medicinais. Buscando as espécies vegetais mais apropriadas para sua alimentação ou para cura de doenças. Com o passar do tempo, a humanidade foi descobrindo as que serviam para se alimentar, se medicar, as que eram venenosas e as que causavam efeitos alucinógenos.
1.2 Plantas medicinais no Brasil: No Brasil, o conhecimento das propriedades de plantas medicinais é uma das maiores riquezas da cultura indígena, uma sabedoria tradicional que passa de geração em geração. O índio tem um conhecimento profundo da flora medicinal, retirando dela os mais diversos remédios, usados de diferentes formas. Suas práticas curativas e preventivas estão relacionadas com o modo como ele percebe a doença e suas causas, sendo realizadas pelo pajé em rituais cheios de elementos mágicos e místicos.
Existe uma grande quantidade de espécies em todo o mundo e a Amazônia abriga 50% da biodiversidade do Planeta. De acordo com dados de instituições de pesquisas da região, cerca de cinco mil, dentre as 25 mil espécies amazônicas, já foram catalogadas e suas propriedades terapêuticas estudadas.
As plantas medicinais podem ser