Gramatica
Existem muitos substantivos cuja formação do plural não se manifesta apenas por meio de modificações morfológicas, mas também implica alteração fonológica devido à metafonia que é um fenômeno fonético e fonológico que consiste na alteração do timbre de uma vogal tônica por influência de vogais próximas, existem inúmeras palavras com o fechado que ao passarem para o plural essa vogal o muda para o aberto. Ex: osso/ossos; olho/olhos; miolo/miolos. Porém algumas palvras continuam com o fechado no plural. Ex: coco/cocos; arroto/arrotos.
Com o plural algumas palavras sofrem alterações na estrutura e outras ao serem utilizadas no plural sofrem alteração de significado. No cado de algumas palvras com acento tônico ao serem plurazidas a silba tônica muda de posição, é o caso da palavra: júnior com o acrescimo do (s) passa a ser juniore; carácter/ caracteres. Algumas palvras sofrem variações semanticas entre o singulat e o plural execto substantivos abtratos, esta variação pode ser exemplificada com a palavra bem( o que é bom) e bens ( propriedades).
Os substantivos com o sufixo –zinho põem-se no plural os dois elementos e suprime-se o s do substantivo, consoante a regra ortografica ofocial: coração+zinho= coraçãozinho/ coraçãozinhos. Usa-se sufixo - zinho terminado em: vogal nazal, ditongo oral, vogal tônica, vocábulos terminados em /r/ ou /l/. palavras proparoxitnas. Em palvras terminadas em –s ou –z utiliza-se o –inho, e em vocabulos terminados em vogal atona ou consoante pode ser usado tanto o –zinho quanto o –inho.
Exitem algumas palavras que são usadas somente no plural e possuem um só significado, como: férias, núpcias, afazeres. Porém exitem palavras que possuem a forma básica singular e aforma flexionada em plural que passa a valer como se singular fora: lilá/lilás; ananá/ananás nestes casos que que a forma plural passa a ser utilizada como singular cria-se um novo plural chamado de plural