RESENHA ARTIGO - VENDA: GRITO OU CONVERSA?
Venda: Grito ou Conversa?
Postado por Mauro Negrão - 02/09/2014
Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/artigos/mauro-negrao/31577/venda-grito-ou-conversa-.html
Existe uma percepção comum entre aqueles que recebem por dia dezenas, as vezes centenas de mensagens inúteis e irrelevantes. É como se todos anunciantes fizessem o mesmo: preferir gritar a mesma coisa para todo mundo, inclusive para você leitor, e o autor também.
O importante nesse modelo é ‘tudo pela audiência’, mirando na maior quantidade possível de pessoas que possam se interessar pelo produto ou serviço que está sendo oferecido para se comprar online, ou no PV pelo grupo alvo ou target.
É claro, que para se obter um ROI satisfatório dentro dessa mentalidade será necessário juntar uma grande quantidade de nomes, ou somente e-mails válidos, para acertar pelo menos 1% de retorno no alvo certo. Seria como jogar migalhas no lago e ficar esperando que o peixe certo se interessasse pela mesma isca que qualquer outro peixe. Um bom pescador sabe que para cada peixe é preciso ter a isca certa.
Para nós consumidores, os anunciantes não deveriam gritar e repetir várias vezes a mesma mensagem, através de e-mail, SMS e até mala direta, com o intuito de atrair nosso interesse de compra. Chega a ser desrespeitoso insistir em empurrar goela abaixo algo que não queremos. Ainda bem que basta um click para desqualificar o anunciante insistente, pois o AntiSpam forma um escudo para o consumidor.
Outros pontos de contato e interação surgiram, como banners, hotsites e mensagens que ‘grudam’ no IP quando alguém visita um portal ou e-commerce. Porém, todas essas tentativas possuem a mesma intenção de interromper ou criar um obstáculo à navegação do consumidor alvo para expor na tela aquela mesma mensagem irrelevante na cara de todos.
É evidente que Google, Facebook, LinkedIn e outros canais já tem evoluído rapidamente para inserir anúncios dirigidos nas páginas pessoais de sites abertos como Gmail e