Projetos de ti
Identificação de riscos em projetos de TI
Daniel Toshimitsu Vieira Nakashima (MBA_GO/ PRO/USP) nakashim@terra.com.br
Marly Monteiro de Carvalho (PRO/POLI/USP) marlymc@usp.br
Resumo
Neste artigo apresenta-se uma revisão das técnicas de gerenciamento de projeto, em especial das ferramentas de gestão de riscos aplicadas a projetos de Tecnologia da Informação (TI).
Existe um leque de modelos teóricos adotados pelas empresas, tanto de cunho organizacional como no âmbito específico do projeto. O modelo teórico discutido em maior profundidade neste artigo é o do Project Management Body of Knowledge – PMBoK, proposto pelo
Instituto de Gestão de Projetos PMI (Project Management Institute). A abordagem metodológica foi a de estudo de caso, desenvolvida em uma empresa de tecnologia em um projeto de telecomunicações.
Palavras chave: Gerenciamento de Projetos, Riscos, Tecnologia da Informação.
1.
Introdução:
O crescimento da demanda por projetos de TI (Tecnologia da Informação), em todas as áreas, é um fato inquestionável, e com ela os Gerentes de Projeto estão tendo que aprimorar suas técnicas, adaptando-as a nova realidade.
Segundo Carvalho et al. (2003), o leque de modelos teóricos adotados pelas empresas é abrangente, sendo alguns de cunho organizacional como é o caso do CMM – Capability
Maturity Model e outros que enfocam boas práticas de gestão de projetos como é o caso
Project Management Body of Knowledge (PMBoK).
Neste artigo, tem-se como foco o projeto e a área de risco. O risco do negócio pode surgir de várias formas, podendo estar ligado às decisões de investimentos estratégicos, no lançamento de determinado produto, nas estratégias de marketing, competição de mercado e incertezas quanto ao comportamento das vendas entre outros fatores (LINSMEIER & PEARSON,1996).
O objetivo deste artigo é apresentar os desafios encontrados no gerenciamento de