Planos para o futuro: Desenvolvimento Sustentável
-Considerações inicias.
O atual modelo de produção capitalista acabou gerando uma série de desequilíbrios em diversos aspectos. A cada dia que passa, o ritmo de produção aumenta, gerando riqueza e novas tecnologias, porém a desigualdade social, a degradação e a poluição tornam-se cada vez mais presentes.
No instante de desenvolvimento que a civilização humana passa, nota-se um aumento muito grande na demanda de recursos necessários para essa evolução econômica. Por isso a cada passo rumo ao progresso, mais e mais recursos são ceifados no planeta Terra, os quais precisam de uma renovação que não está sendo possível pela quantidade que se é retirada da natureza. Então, eis que surge o desenvolvimento sustentável com o propósito de conciliar progresso econômico, conservação ambiental e igualdade social.
Possuindo metas amplas, o desenvolvimento sustentável, conta com um conjunto de ideias e objetivos benéficos para a nossa civilização de caráter capitalista e progressista, que apesar do mais são a conservação ambiental (considerando a situação na qual se encontra o planeta, diante da ação humana) e a igualdade social (levando em conta a diferença que há entre as classes sociais, apesar da riqueza das nações).
Considerando o tempo de existência do planeta, o tempo de presença da raça humana aqui é muito breve, mas ainda assim foi a que mais mudou a Terra. Aspirando a um maior tempo de sobrevivência o ser humano vem tentando mudar coisas que fez e faz no planeta. Dessa forma as ações do homem têm sido um tanto que para melhorar a situação do planeta.
-Desenvolvimento.
A ideia foi criada por meio da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente da ONU de modo que houvesse repercussão nesse objetivo de progredir sem destruir o nosso planeta. Para pensar no futuro é primeiro necessário olhar o presente e baseado nisso houve a proposta de como se devia manejar os recursos disponíveis, para o seu uso no que há de acontecer