Planos econômicos brasileiros
RESUMO
O presente trabalho de pesquisa constitui uma tentativa para o estudo dos processos inflacionários e dos planos econômicos aplicados no período de 1970-1990. A importância este trabalho consiste em uma revisão de conceitos e no estudo dos processos inflacionários no Brasil, processos que, na maioria das vezes, relacionam mais de um tipo de inflação. Posteriormente, estudar-se-ão as políticas econômicas de estabilização e as possíveis causas que determinaram o fracasso dos Planos estudados. Finalmente se procurará um consenso a respeito do que é a inflação , quais são as suas causas e que definição se enquadra melhor em nossa realidade econômica.
Palavras-chave: inflação, economia brasileira, planos econômicos.
1 INTRODUÇÃO
O processo inflacionário no Brasil tornou-se um assunto tão amplamente debatido, nos meios políticos e acadêmicos, que todos se julgam capazes de defini-lo e de apresentar soluções para contê-lo, sem ao menos tentar estudá-lo, para que dessa maneira se possa expressar uma opinião precisa sobre um problema de tal complexidade, que até entre os grandes estudiosos provoca divergências.
A inflação, pelo menos ao nível do senso comum, não conduz a controvérsias ou a pontos de vista exageradamente distanciados entre si, mas devido à sua complexidade e seus múltiplos reflexos nas políticas sociais e econômicas, temos de buscar definições mais precisas a respeito de seu conceito.
Embora amplamente aceitos, esses conceitos são passíveis de uma série de observações complementares, destinadas a revelar, com maior rigor, a essência, a natureza e algumas características especiais dos processos inflacionários. Assim, as observações que parecem pertinentes dizem respeito à natureza do fenômeno, à magnitude da taxa de elevação dos preços, à dimensão do fator tempo, ao caráter dinâmico do processo, a abrangência do fenômeno, aos fatores exógenos e os mecanismos repressores.
Além se buscar uma