Plano regional do norte sistema de conectividades
Sistema de Conectividades
Autores:
Carlos Rebelo
B.1 Acessibilidades, mobilidade e logística
O planeamento e ordenamento do território buscam uma correcta organização dos sistemas de transportes de suporte e desenvolvimento de um território específico, com o objectivo de capacitar o funcionamento e a articulação entre si dos diferentes modos de transporte, permitindo que todos desempenhem o seu papel sem atrofiamentos. Contudo as últimas décadas do planeamento sectorial conduziram-nos a um excessivo foco sobre as infra-estruturas e em particular as rodoviárias, criando 3 riscos a serem corrigidos: * Risco de sobredimensionamento das redes viárias, sem hierarquização das mesmas. * Risco de procura de um único modo de transporte. * Risco de excesso de infra-estruturas desorganizadas com manutenção e sustentabilidade insuportáveis.
O objectivo central do PROT – Norte passa pela promoção de soluções que aumentem a mobilidade de pessoas e mercadorias, Dotando os agentes regionais dos instrumentos básicos para o desenvolvimento da multimodalidade das soluções, dos serviços e dos indivíduos (cultura do “cidadão multimodal”).
B.1.1 As estradas
Na região Norte a rede viária está bem definida na sua cobertura, contudo a sua hierarquia é pouco clara e possui diferentes soluções de gestão.
O PROT – Norte propõe a criação de uma rede regional de estradas, após a correcção da hierarquia das redes e a criação de uma rede de itinerários municipais principais articulados com a rede regional, face à extensão de vias municipais existentes e com características e regimes diversos.
A articulação rodoviária de primeiro nível (nacional) com os espaços de fronteira estabelece-se através da rede de itinerários principais, sendo que nem todos têm o mesmo papel.
A região do norte, do ponto de vista da rede viária estruturante encontra-se suficientemente servida de nova infraestrutura (existente e prevista). Havendo somente dois casos a