Historia do video game
Os jogos para computador evoluíram de simples sistemas de jogos baseados em texto e interfaces gráficas simples e de jogabilidade limitada (como mos primeiros títulos como Spacewar!), para uma vasta gama de títulos visualmente mais avançadas e de jogabilidade mais complexa. Parte desse avanço se deu por conta da facilidade que o computador fornece aos programadores para desenvolverem jogos, pois para se desenvolver um jogo para consoles normalmente o custo é muito elevado, limitando o acesso aos grandes estúdio de jogos.
A flexibilidade do computador não está restrita ao grande número de títulos. Também é possível fazer melhorias graduais, tais como trocar a placa de vídeo, ou adquirir um controle mais sofisticado, o que permite um investimento gradual, ao invés do grande desembolso exigido pelos videogames. Além disso, os jogos para computadores, no Brasil, tem preço consideravelmente mais baixo do que os mesmos títulos em outras plataformas. Finalmente, parte dos jogos são desenhados especificamente para computadores, é o caso dos jogos de estratégia em tempo real e boa parte dos jogos de RPG, onde o uso do mouse e o grande número de teclas beneficia o jogador.
Outro fator que impulsionou os jogos de computador foi a conectividade. Jogos como Counter Strike possibilitaram o surgimento das Lan Houses, casas com grandes redes de computadores onde diversos jogadores usam o mesmo jogo e interagem entre si. Além disso, graças a possibilidade de acesso a Internet deu-se o surgimento de um gênero de jogo que reune milhares de jogadores em um único espaço virtual: o MMORPG, há também jogos que deram origem a socialização em termos virtual, como é o caso do jogo Second Life, que ambientaliza a vida real em virtual, outro jogo bastante conhecido é o The Sims.
Embora menor que o mercado de video-games, não se pode desprezar o segmento dos computadores.