cuica de tres listras
Trata-se de uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema nacional de unidades de conservação da natureza (Snuc).
O "Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade", localizado em área anexa ao Parque Tecnológico na Zona Norte da cidade, com mais de 600 mil m², a unidade terá como principal função proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região e ampliar a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) dos afluentes do Rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.
Situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade também propiciará o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com universidades, educação ambiental, ecoturismo, lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.
Além disso, a criação do parque é de vital importância para assegurar a conservação ambiental em uma região de forte expansão econômica.
É previsto para a região um grande crescimento e, com este parque 'abraçando' o Parque Tecnológico, a Prefeitura se antecipa oferecendo uma unidade de conservação ambiental, amenizando os impactos decorrentes desse crescimento, colaborando para a conservação das espécies da região e estimulando a conservação e expansão da biodiversidade regional.
A gestão da unidade será definida através do Plano de Manejo, com estratégias de proteção progressiva baseada na fiscalização, uso público, divulgação, identificação de impactos, orientação e recuperação de áreas degradadas. Seus principais impactos são o fogo, risco de ocupação irregular, espécies invasoras, erosão e ações causadas, pelas atividades antrópicas do entorno. Tudo isso