Plano Real
R:
Em vigor há 15 anos e considerado o mais exitoso plano econômico executado no Brasil nas últimas décadas, o Plano Real foi uma iniciativa:da administração Itamar Franco, no breve período em que sucedeu Collor no poder; Quais são os principais erros e acertos após a criação do Plano Real?
Ricardo Lacerda – O principal ganho foi estabilizar a economia, sem o que não seria possível pensar em desenvolvimento. A vulnerabilidade foi manter artificialmente o real valorizado por muitos anos e ter provocado forte desnacionalização da economia nacional. Desde então, as empresas de capital internacional foram crescentemente dominando os principais segmentos de atividade econômica. Promoveu também uma importante desindustrialização do país.
F5 News – O plano real trouxe estabilidade, mas, por que não conseguimos controlar efetivamente a inflação?
Lacerda – O Plano Real foi exitoso e a inflação está controlada até os dias de hoje. O que acontece é que é necessária uma eterna vigilância em relação à evolução dos preços. Mas a inflação em 2013 será inferior a 6%, antes do Plano Real a inflação mensal era superior a isso. Tivemos alguns problemas com produtos agrícolas, o tomate foi o símbolo, por problemas climáticos. Mas esses efeitos já estão passando.
De outro lado, o aumento nos preços dos serviços como restaurantes, higiene pessoal e outros se deviam a um aspecto positivo que foi o crescimento da renda das pessoas, inclusive por conta dos aumentos reais do salário mínimo. Mesmo essa pressão tende a refluir nos próximos meses.
F5 News – É possível que se consiga manter a estabilidade dos preços?
Lacerda – No momento, todos os países, mas principalmente os países em desenvolvimento, estão se ressentindo do anúncio da mudança da política monetária americana, o que provocou a valorização do dólar e a desvalorização das demais moedas. Esse fato deverá provocar alguma pressão sobre os preços que terá que ser