Plano real
Blumenau 12 de maio de 2014.
Disciplina: Geografia.
Professora Rosalia Ludwig.
Turma: 304.
Alunos:
Plano Real
Trabalho de Geografia.
Introdução
O plano real foi um sistema brasileiro com o objetivo de estabilizar e reformar a economia do Brasil. Iniciou-se oficialmente em 30 de julho de 1994 com a publicação da medida provisória no diário oficial da união o governo presidencial que se encerrou em 1994 passou por uma série de crises. O problema se deu com o impedimento do presidente eleito por votos Fernando Color de melo, No seu lugar assumiu o vice Itamar Franco, que seguiu o mandato até o final. A economia também era um grande problema com suas graves crises financeiras e inflacionárias.
Então, em 1994, o governo deu início ao plano econômico como objetivo de controlar a hiperinflação do país.
Principais Mudanças
No Plano Real uma das grandes mudanças foi a implantação de uma nova moeda, o Real, lançada em março de 1994 com cotação de R$ 1,00 = US$ 1,00.
Para controlar o câmbio, o governo elevou as taxas de juros, com a intenção de atrair capitais especulativos do exterior e aumentar as reservas de dólares no Banco Central.
Nos três primeiros anos de sua vigência, o Plano Real proporcionou grandes avanços para o pais, que de imediato houve um aumento de 28% no poder aquisitivo da população de baixa renda, como resultado do controle da inflação.
Entretanto alguns fatores obrigaram o Banco Central a mantar os juros elevados tais como:
A falta de empenho do governo e a conduta da oposição, contrária aos projetos de reforma enviadas ao congresso;
O déficit comercial resultante da manutenção de uma taxa de câmbio irreal;
E a ocorrência de crises externa que reduziram o fluxo de dólares na economia brasileira.
Com isso a partir de 1997 os ganhos de renda da população de menor poder aquisitivo foram praticamente