plano real
O resultado do Plano Real, embora se tenham tornado rotina, deve ser comemorado. Entre 1993 e 2011 a soma da população pobre e extremamente pobre no Brasil despencou de 51% para 19%. A maior parte dessa queda se deu no decorrer do governo Lula, graças ao crescimento econômico (com geração de empregos formais, valorização do salário mínimo, etc.) e ao programa Bolsa Família. Porém também é verdade que a estabilidade econômica é o único solo fértil para a implementação de boas políticas, tanto na área econômica como na área social.
A inflação que antes consumia o poder aquisitivo da população brasileira, impedindo que as pessoas permanecessem com o dinheiro por muito tempo, principalmente entre o banco e o supermercado, estava agora controlada. O efeito imediato, e mais notável do Plano Real, foi a aposentadoria da máquina-símbolo da inflação, a "remarcadora de preços do supermercado" presente no comércio. O consumidor de baixa renda foi o principal beneficiado.
Durante muitos anos a correção monetária foi uma salvaguarda que permitia aos brasileiros que tinham maior poder aquisitivo defender-se parcialmente da corrosão do valor real da moeda, com aplicações bancárias de rendimento diário. A grande maioria da população, entretanto,