Plano Real
Julio Cesar Noronha do Amaral*
RESUMO
Taxa de juros na economia brasileira. Juros Real e Nominal. Análise da importância da taxa de juros. Política Monetária do Brasil. Plano Real. Sistema Financeiro Nacional. Política Monetária Nacional.
PALAVRAS-CHAVE: Plano Real – Política Monetária – Dívida Pública
INTRODUÇÃO
A importância conferida ao estudo da economia monetária, sobretudo do estudo da taxa de juros e seu impacto na economia, têm apresentado um desenvolvimento considerável nos últimos tempos. Em alguns períodos, observa-se um acentuado interesse pela matéria e a predominância de causas monetárias para a explicação de problemas econômicos.
Podemos dizer que as autoridades monetárias atuam através de instrumentos de efeito direto ou indireto, com o propósito de controlar a liquidez do sistema econômico, pois a política monetária pode ser definida como o controle da oferta de moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo, conforme Lopes e Rossetti (2002, p. 252).
*Aluno de Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Sustentare Escola de Negócios e Analista Financeiro da Empresa Krona Tubos e Conexões.
A taxa de juros é determinada pela oferta e procura da moeda na economia. O Banco Central detém o monopólio de sua emissão e controla a taxa de juros por meio do aumento da oferta da moeda (o que a reduz) ou pela diminuição da emissão (o que a eleva). O mercado demanda moeda, principalmente para fins de transação e especulação.
Pode-se então perceber que a taxa de juros é um importante instrumento da política monetária para que haja a estabilidade do país. É a maneira encontrada pela equipe econômica quando da necessária intervenção da economia e sua liquidez. A taxa de juros de um país é o seu termômetro quanto ao desenvolvimento financeiro, e o consequente