Plano Nacional de Educação
Para que se possa universalizar o atendimento escolar de crianças com 4 a 5 anos, é preciso que haja toda uma reestruturação das infraestruturas de creches e pré-escolas publicas, para que assim se possa atender até 50% da população até 3 anos. É necessário também que os professores tenham uma formação continuada, não só o magistério, porém o governo deve incentivar os professores nessa formação continuada, para que os mesmospossam está preparados curricularmente para atenderem a população de 4 a 5 anos.
Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda população de 6 a 14 anos.
É preciso que tenha um acompanhamento de cada aluno do ensino fundamental dentro e fora do recinto escolar, o acompanhamento da criança fora da escola deve ser feito pela assistência social. No entanto não se podem excluir os alunos do campo, afinal eles possuem os mesmos direitos que os da zona urbana, para que se possa universalizar o ensino fundamental no campo, é preciso que o governo invista em novas frotas de veículos, pois muitos precisam dessas frotas para chegar ao recinto escolar, assim evitando o grande numero da evasão escolar presente no campo, além das frotas os materiais didáticos e o acesso a rede mundial de computadores, e o mais importante de todos promover a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental para as populações do campo nas próprias comunidades rurais.
Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária.
A meta três garante universalizar até 2016 o atendimento escolar para a população de 15 a 17 anos, porém isso só poderá acontecer se houver programas e ações de correção do fluxo do ensino fundamental com acompanhamento