caralho
Sintaxe e semântica andam juntas
Por Thaís Nicoleti
(1) "A alemã Martina Benoir e seus filhos se preparam para deixar o Haiti no início da noite de ontem, após sobreviver ao terremoto que deixou inúmeras vítimas no país"
(2) "Durante ontem, saques também eram relatados em pontos variados."
O texto (1), publicado como legenda de foto, traz uma construção, no mínimo, estranha. Foi empregada a preposição "após", que indica "tempo posterior", para reger o verbo "sobreviver", como se sobreviver fosse uma ação pontual.
Ao sobreviverem, as vítimas da catástrofe assumem a condição de "sobreviventes" e é nessa condição que se preparam para deixar o país. Melhor portanto, mudar a construção do texto. Aqui vai uma sugestão:
(1) Sobreviventes do terremoto que deixou inúmeras vítimas no Haiti, a alemã Martina Benoir e seus filhos se preparam para deixar o país no início da noite de ontem
Já o texto (2) traz dois problemas. O primeiro deles é o uso da preposição "durante" regendo o advérbio "ontem". O advérbio, de valor dêitico, quer dizer o dia anterior àquele em que se está - em outras palavras, é uma palavra de significado móvel, que indica a posição temporal do dia em relação ao dia em que se está.
A preposição que indica duração deveria anteceder um substantivo passível de duração (durante a noite, durante o dia etc.).
A outra questão está ligada à ordem dos termos. A construção "saques eram relatados em pontos variados" indica que, em pontos variados, os saques eram relatados - e certamente não era essa a intenção do redator. Uma pequena alteração de ordem resolve o problema. Aqui vai uma sugestão:
Figuras de palavras
ambém chamadas de figuras de semântica, são formas de expressar o pensamento ou os sentimentos de modo vivo, enérgico, vibrante, capaz de impressionar o ouvinte ou leitor, escapando ao uso corriqueiro que se faz das palavras e da língua.
1. Antonomásia: substituição de um nome próprio