Plano nacional da educação
O PNE é um projeto criado de lei enviado pelo governo federal ao congresso. Esse projeto têm algumas diretrizes e vinte metas em que a sociedade terá como cobrar e monitorar o que foi proposto. As metas propõem iniciativas para todas as etapas educacionais da educação e, ate para a pequena parte desta, como alunos especiais (deficiência), indígenas, negros, entre outros.
Universalização é uma das questões mais citadas durantes as metas, além do atendimento e acesso em todos os níveis da educação. A formação inicial e continuada de professores também é um dos pontos fortes, para que possa igualar seu rendimento\conhecimento aos profissionais com escolaridade equivalente. Outra questão é o ensino\matricula em escolas particulares e\ou financiamento estudantil e, ainda acesso a equipamentos educacionais, como: internet, laboratórios de informática, transporte, livros e outros.
Enfim, o Plano Nacional de Educação pretende atender\ter currículos básicos e avançados em todos os níveis de ensino, a qualquer idade. O aumento de alfabetização e da escolaridade média são metas bem claras.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
O Ideb é um projeto criado pelo Inep em 2007. Ele tem a ideia de reunir em um indicador dois conceitos importantíssimos para a qualidade da educação: “fluxo escolar e médias de desempenho na educação”. O seu resultado depende das avaliações do Idep. É calculado a partir da aprovação escolar dos alunos e medias de desempenho nas avaliações do Inep ( Saeb para o país e a prova Brasil para os municípios).
Com o Ideb, podemos ter resultados importantes para a educação e temos a junção do povo em prol dela. A aprendizagem é testada por meio das provas do Saeb e Brasil, e dependendo do resultado será alterado para melhor atender o sistema e suas necessidades. O Ideb tem notas de 0 a 10 e é uma ferramenta de acompanhamento do PNE, onde até 2022, terá como meta ter nota 6, media de países desenvolvidos.