plano mestre de producao
Na busca de atingir melhores índices de lucratividades, as organizações procuram reduzir ao máximo os custos operacionais, tendo como objetivo trabalhar com a máxima capacidade produtiva. Daí a necessidade de se fazer a Programação e o Controle da Produção (PCP). Dentre as ferramentas utilizadas está o Plano Mestre da Produção (PMP).
O Plano Mestre de Produção ou Planejamento da Produção, é um documento que define quais e quantos produtos serão produzidos em um determinado período. Geralmente este período cobre apenas algumas poucas semanas, podendo chegar a 6 meses ou mesmo um ano, os dados que são utilizados para elaboração desse documento são extraídos de acordo com a demanda prevista.
O principal objetivo do PMP é planejar e acompanhar o processo produtivo através da verificação das capacidades efetivas e da produção tanto a médio como a curto prazo para que sejam atingidos os melhores resultados em produtividade e competitividade.
Chegar a um Plano Mestre da Produção que equipare as necessidades de produção com a capacidade disponível, não é tarefa fácil, principalmente se os produtos envolvidos exigirem muitas operações, a situação torna-se mais crítica se necessitarem do mesmo equipamento para ser produzido. O processo é conduzido por tentativas, fazendo teste de cada PMP para verificar a capacidade produtiva que ele exige.
Os principais benefícios que o PMP oferece são:
Em relação as vendas, permite determinar com maior precisão a data de entrega dos pedidos, otimizando o atendimento e fornecendo ao departamento de vendas informações exatas para estabelecer negociações com os clientes.
Com relação as compras, com o PMP nivelado fica mais simples ajustar as datas das ordens de compras de recursos, e permite que haja uma visibilidade do consumo desses materiais podendo se antecipar para eventuais problemas.
Com as ordens da produção ajustadas à capacidade, fica mais simples ter os componentes necessários na hora da