Plano mestre de produção
A atividade de gerenciamento do Plano Mestre de Produção, é uma dentre as diversas funções de planejamento contempladas na estrutura dos sistemas ERP- Enterprise Resource Planning, e tem como finalidade definir o que a empresa planeja produzir, expresso em configuração, quantidades e datas específicas, de forma a atender a demanda identificada e compatível com a capacidade produtiva da empresa.
O foco neste trabalho, é propor uma modelagem adequada ao processo de elaborar o Plano Mestre que permita incorporar os aspectos subjetivos do processo de tomada de decisão do planejador. Para atingir este objetivo, vamos associar a facilidade e conforto advindos do emprego de simulações baseadas no raciocínio da equação de conservação de estoques, com o ferramental disponibilizado pela lógica nebulosa, que proporciona interessantes recursos para o tratamento de problemas impregnados de aspectos qualitativos e ambíguos tais como o que estamos lidando, além de permitir ao usuário uma considerável elucidação do conhecimento empregado na solução do problema.
No mundo competitivo da atualidade, um planejador da produção tem que lidar constantemente com objetivos conflitantes tais como o cumprimento de todos os prazos de entrega, manutenção de estoque baixos, priorização de pedidos de clientes específicos, redução de despesas operacionais e ainda se depara com freqüentes mudanças deflagradas por clientes, fornecedores e demais atores do ambiente produtivo.
Nestas circunstâncias, para definir seu programa mestre de produção , o gestor tem que considerar uma ampla gama de variáveis relativas a diferentes níveis e políticas de estoque, fornecimento e capacidade produtiva, além de prazos, quantidades e preços em constante mutação. Diante desse quadro complexo e dinâmico, nos propomos no presente trabalho, a desenvolver uma modelagem que, através de mecanismos inteligentes de apoio a decisão, permita a esse gestor, definir com mais facilidade e flexibilidade,