PLANO GERAL DE ATENDIMENTO A EMERGENCIA
Descrever os procedimentos, responsabilidades e deveres de todos os envolvidos (alta gestão, brigada de emergência, empregados em geral e prestadores de serviços), quando da ocorrência de uma situação de emergência, visando à estabilização do incidente e a proteção da vida, da propriedade e do meio ambiente. Os princípios do PGE/SCI permitem que diferentes grupos desenvolvam atividades conjuntas dispondo de elementos comuns: comando unificado, planos de ação, terminologia, administração, recursos humanos e materiais, flexibilidade organizacional, conceitos de segurança, procedimentos padronizados, etc.
2. APLICAÇÃO Todas as áreas da Companhia.
3. REFERÊNCIAS Política da Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Decreto n. 56819, de 10 de março de 2011. Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros - SP.
4. DEFINIÇÕES
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
É toda ocorrência anormal e inesperada capaz de provocar danos as pessoas , ao meio ambiente ou ainda ao patrimônio da empresa ou de terceiros. Dentro deste conceito são consideradas situações de emergência:
INCÊNDIO
Situação onde o fogo não foi controlado pela utilização de aparelhos extintores (normalmente com tempo de combustão superior a 5 minutos) e que saia do controle e somente podem ser controladas pela Equipe de Emergência.
VAZAMENTO/LIBERAÇÃO GASOSA
Toda liberação acidental de um produto químico (para o ar, solo ou curso d´agua) com potencial de causar danos as pessoas, e/ou ao meio ambiente. Esses podem ser tóxicos, corrosivos , inflamáveis, reativos ou oxidantes.
EXPLOSÃO
Pode ser entendida como uma combustão e/ou sobre pressão muito violenta e rápida, capaz de produzir severas consequências as pessoas e/ou as instalações.
ACIDENTES DO TRABALHO GRAVES
Será considerada como situação de emergência, os acidentes graves que exijam um atendimento de urgência ao(s) acidentado(s) pela Equipe de Emergência. Nestes casos,