plano de recuperação de areas degradadas
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
CRISLANE RIBEIRO DE AMORIM
CLAUDINEIA SOUZA E SOUZA
DIMENSIONAMENTO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA PARA O MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS - BAHIA
CRISLANE RIBEIRO DE AMORIM
CLAUDINEIA SOUZA E SOUZA
DIMENSIONAMENTO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA PARA O MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS - BAHIA
1. APRESENTAÇÃO
Este trabalho descreve o dimensionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA), para o município de Cruz das Almas - BA contendo: Memorial de cálculo de cada sistema utilizado pela ETA, para a população futura, para o ano de 2034 considerando uma ETA com vida útil de 20 anos e o projeto básico da Estação de Tratamento de Água.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) funcionará com uma vazão média de 204, 68 l/s. Adotando-se uma jornada de funcionamento da ETA de 24 horas por dia, a vazão de água tratada será 17.686,08 m3/d, considerando um consumo diário per capita de 180L. O projeto aqui descrito requer uma área de instalação da ordem de 2.300 m2, com topografia pouco acidentada, prevendo-se a expansão das unidades para possível aumento da vazão de projeto. O aumento da demanda pode ser dado por crescimento excessivo da população.
Os parâmetros adotados no dimensionamento desta estação seguem recomendações da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas –(NBR 12216) e literatura desta área do conhecimento.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A água destinada ao consumo humano deve preencher requisitos mínimos para sua utilização, a estação de tratamento de água é a parte do sistema de abastecimento responsável pela potabilização da água e posterior distribuição para população.
Na potabilização das águas naturais, as tecnologias de tratamento utilizadas são basicamente, clarificação, filtração e desinfecção.
O processo de clarificação consiste em..
Enquanto o processo